
A HISTÓRIA DA ACBA
No inicio do século XXI, a sociedade assistiu ao "boom" do ciclismo amador. Nessa altura começaram a ser criadas algumas equipas, clubes, associações recreativas, e organizadores de eventos locais, e na região de Viseu não foi execpção. Com o tempo foi identificada uma falha na relação de proximidade entre estas entidades e a Federação Portuguesa de Ciclismo, e foi com o objectivo de criar esse elo de ligação, que um grupo de apaixonados pela modalidade se juntou, para fundar o que hoje é a Associação de Ciclismo da Beira Alta
No final do ano 2013 dão os primeiros passos, com a realização de várias reuniões com a UVP-FPC, no sentido de recolher as informações necessárias para a criação da associação. Ainda nessa altura, e após obtenção do parecer das equipas e clubes da região, foi criada a Comissão Instaladora que deu inicio o processo.
A Associação Regional de Ciclismo de Viseu (ARCV) nasceu no dia 30 de julho de 2014, tendo como Orgãos Sociais a Ana Paula Tomás como Presidente, Cristiano Gonçalves como Presidente Adjunto, Fernando Mendes Dir. Financeiro, Joaquim Patrício Dir. de BTT entre outros. Foi oficialmente apresentada em Assembleia Geral da UVP-FPC e aprovada em Outubro de 2014.
No ano 2015, primeira época de competição regional, foi possível introduzir os campeonatos regionais de XCM (Maratonas) e XCO (Cross country) e foram atribuídas as primeiras camisolas de campeões regionais desta associação.
As cores escolhidas para a Associação, eram o Vermelho e Amarelo, conforme as cores da bandeira da cidade que lhe dava o nome, Viseu.
No dia 5 de dezembro de 2020 é aprovada em Assembleia Geral Extraordinária a alteração da designação para da associação para “Associação de Ciclismo da Beira Alta”, nome que assume a partir de 1 de Janeiro de 2021.

Logótipo Original 2014 - 2016

