PROBLEMA:

Elevado número de alunos nos estabelecimentos escolares em Portugal que não dominam o padrão motor “andar de bicicleta”. Aumento da incidência de patologias como a obesidade infantil e o sedentarismo.

SOLUÇÃO:

Implementação pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) do Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT), com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Complementarmente, a FPC e a Direção-Geral de Educação (DGE) celebraram, em 2017, um Protocolo de Cooperação Institucional que enquadra a implementação do PNCpT e o desenvolvimento da modalidade de BTT-XCO, no âmbito do Desporto Escolar. Como forma de potenciar o alcance do PNCpT surge o projeto “O Ciclismo vai à Escola”: Uma ferramenta de articulação entre Autarquias, a FPC, Agrupamentos Escolares e demais agentes e entidades envolvidas em cada contexto local.

Ações Visita:

Ação realizada à escala local, na qual, ao longo de um período pré-definido (p. ex. manhã/dia), promove-se, em contexto controlado, o aperfeiçoamento das técnicas básicas do ciclismo, promovendo a modalidade, em ambiente festivo e descontraído, disponibilizando informação sobre como e onde é possível iniciar a prática federada/regular. Cada ação é implementada com a coordenação de um técnico devidamente habilitado pela FPC.

Contactos

Associação de Ciclismo da Beira Alta

Rua Conselheiro Afonso de Melo 39 4ºEsq
3510-024 Viseu

Portugal

​​WhatsApp: +351 937 830 918​

​E-mail: direcao.acba@gmail.com

A Associação
Redes Sociais
Mais informações

© ACBA 2021